Pular para o conteúdo principal

Férias & Livros

As férias nos reservam momentos de alegria e diversão.
No entanto, também são dias, semanas e meses para pensar e refletir no ano vindoiro, nas promessas, sonhos e realizações porvir.
Não há nada que não se plante que não se colha adiante.
Pense antes de falar, reflita e crie espaços de pensar.
Encontre nos livros um oráculo, e discuta com os filhos, a família, os amigos: frases e nuanças que lhe fizeram gargalhar gozar ou, chorar.
E com esses afetos além de risos fáceis dê carinho, aconchego,experiências, discos, livros; poemas escrevinhados, engavetados para em algum momento compartilhar, ou falar.
Nada de guardar rancor do que passou . Deixa que o tempo se encarregue de levar o que a natureza humana despertou.
Seja leve e ao mesmo apaixonado, passional, pelas pessoas, pela arte, pelos livros, e amigos que cultivastes enquanto plantavas seus lírios.
O que se leva desse mundo é o que se viveu, quem se amou, autores que se leu.E como dizia Fernando Pessoa no conselho aos jovens de espírito: “Segue o teu destino, Rega as tuas plantas, Ama as tuas rosas/ O resto é a sombra de árvores alheias” .


Melhor acordar com a dúvida socrática:”só sei que nada sei “ e em indagações poéticas ter esperança que a cada dia pode ser melhor e, que nada adianta lamentar se nada fizer para mudar.
A vontade de seguir adiante, seguir em frente mesmo que seja para cultivar uma horta no jardim, finalizar Os irmãos Karamazov de Dostoievski, aprender a bordar almofadas ou toalhas de rosto, cozinhar para 80 crianças em uma creche comunitária, vai valer a pena se for degustada a cada segundo, e sorvida como um bom vinho do Porto, ou uma champanha sob o sol da cidade de Mônaco, ou nas areias de Capão-RS .
Então,mergulhar no mar ...
{la poésie/ la musique/ una dolce vita/ una buona vita }.
Se a tendência para a imitação é instintiva no homem, desde a infância, como alegou Aristóteles então,extraia o melhor das imagens e sensações que da vida gozastes.
E, estendendo o aconselhamento do poeta luso citado no parágrafo anterior: “A realidade sempre é mais ou menos do que nós queremos/Só nós somos sempre /Iguais a nós próprios.
Nota: Me despeço em versos socráticos :“Conhece-te a ti mesmo” .
-Após entregue-se.Mas,não deixe levar seu coração.Grande bjo.


Glosa poética:
Mude,
mas comece devagar,
porque a direção é mais importante
que a velocidade. Clarice Lispector
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar pra trás.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. William Shakespeare

Quiero ver toda la alegría irradia
Como una lluvia leve
Contagiando en su fresca
A la esperansa que nos valora al sonhar.Angélica Rizzi


Um cantinho, um violão,
Este amor, uma canção,
Prá fazer feliz a quem se ama. Antonio Carlos Jobim


É preciso força pra sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê .Marcelo Camelo
Na beira do marTodo mundo brincaNa beira do mar eeNa beira do marTodo mundo ficaNa beira do mar eeNa beira do marNego joga bola. J.Império

“E Deus soprou em suas narinas o sopro da vida
e o homem tornou-se uma alma viva.”Gênesis


Sugestão leitura:

On the road, Jack Kerouac
Todos os homens são mortais, Simone Beauvoir
Livro do desassossego,Fernando Pessoa
Crime e Castigo, Dostoievski
O Velho E O Mar, Ernest Hemingway
Clube dos Solitários,Angélica Rizzi
O banquete,Platão
Guerra e Paz, Leon Tolstoi
Cartas a um jovem poeta ,Rainer Maria Rilke
A idade da razão,Jean Paul Sartre
Romeu e Julieta,William Shakespeare
Minha querida Sputnik, Haruki Murakami
Moby Dick,Herman Melville
Dom Quixote,Miguel de Cervantes
O estrangeiro,Albert Camus
Sugestão musical,enquanto, se degusta um livro:
Elvis Presley
Bob Dylan
Chico Buarque
João Gilberto
Bebel Gilberto
Beatles
Tom Jobim
Roberto Carlos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Angélica Rizzi homenageia Elis Regina

Angélica Rizzi homenageia Elis Regina Sarau no CCCEV tem como tema vida e obra da maior cantora do Brasil Nesta quarta-feira 05 de dezembro, às 19h30min, Angélica Rizzi, acompanhada do violonista Davi Moreira vai prestar uma homenagem àquela que foi (e continua sendo) a maior voz feminina da música brasileira em todos os tempos, a gaúcha Elis Regina Carvalho Costa (1945-1982). Além de relembrar algumas passagens da vida da cantora que estão na biografia “Furacão Elis” da jornalista Regina Echeverria e irá revisitar alguns temas imortalizados pela Pimentinha como “Travessia” e “Fascinação”. Angélica Rizzi, acompanhada pelo violonista Davi Moreira, vai cantar também canções de seus dois CDs "Águas de Chuva" e “Angélica Rizzi à Italiana". Sobre Angélica Rizzi Inspirada por clássicos como Dostoievski, Balzac, Stendhal e Rilke, apresentou sua poesia lírica em versos (coleção Arco-íris Poético, 2002, Imprensa Livre) intitulados “Parando para Pensa

Angélica Rizzi na Universidade AM nesta quinta, 28/02

Angélica Rizzi na Universidade AM nesta quinta, 28/02 Acompanhe o Atração Nacional, programa especializado na divulgação e valorização dos novos nomes da música brasileira, a partir das 20h00 na programação dos 800 AM. Na audição de hoje, destacamos Angélica Rizzi. A compositora, cantora, poetisa, escritora, jornalista e produtora cultural gaúcha Angélica Rizzi é natural de Estrela, cidade localizada no Vale do Taquari. Seu contato com a música surgiu ainda na infância, quand o integrou o Coral de Música Sacra do Colégio Santo Antônio, na cidade natal. Radicada há mais de duas décadas em Porto Alegre, cantou no Coral da Casa de Cultura Mario Quintana e estudou canto lírico, música popular e violão. A discografia da cantora inclui os títulos Águas de Chuva, de 2008; A Italiana, com releituras de canções folclóricas italianas e composições próprias, de 2011; Acústico Trentino, CD realizado em parceria com o músico Lula Valle, do Grupo Jovem do Circulo Trentino de Porto Alegre; e Se S

Angélica Rizzi homenageia Janis Joplin

Angélica Rizzi homenageia Janis Joplin Sarau no CCCEV tem como tema vida e obra da cantora norte-americana Reprodução Angélica realiza mais uma edição do seu "Sarau Poetas Iluminadas". Nesta quarta-feira 07 de novembro, às 19h30min, a cantora, compositora, jornalista, escritora e produtora cultural Angélica Rizzi realiza mais uma edição do seu "Sarau Poetas Iluminadas" no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1223, 4º Andar, Sala O Retrato). No evento Angélica vai prestar uma homenagem a um de seus ídolos musicais, Janis Joplin (1943-1970), que foi considerada a intérprete mais profunda do apogeu da música popular internacional a partir do surgimento dos Beatles. Na ocasião, a artista gaúcha relembra passagens da vida de Janis que estão na biografia  Enterrada Viva  e também resgata alguns temas inesquecíveis da riponga que sacudiu o mundo com sua voz e atitude marcantes. Angélica Rizzi, acompanhada do violonista Chico Merg, também vai cantar canções de