Pular para o conteúdo principal

Angélica Rizzi apresenta Sarau Musical na Feira do Livro em Frederico Westphalen

MAURICIOCATTANI
  11 DE OUTUBRO DE 2013POSTED IN: CULTURA, DESTAQUE, DESTAQUE 2, GERAL, NOTÍCIAS, REGIÃO
Na noite de quinta-feira, 10 de outubro, apresentou-se na Praça da Matriz a jornalista, escritora, cantora e compositora Angélica Rizzi, que participou de bate papos na Feira do Livro que está sendo realizada em Frederico Westphalen nesta semana. Angélica, que também participou de uma palestra na manhã de quinta-feira, animou a noite com seu conhecimento e suas músicas, descontraindo e ao mesmo tempo informando o público.

No bate-papo desenvolvido por Angélica, ela falou sobre sua vasta carreira e o porquê de fazer jornalismo. Afirmou ser apaixonada por literatura e declarou que “surgiu-me a ideia de fazer jornalismo, por ele ter muita relação com literatura”.
Com o tema de sua palestra “Sarau Musical Poetas Iluminadas”, ela falou sobre a história de escritoras cujo sucesso foi enorme no passado e hoje são conhecidas como umas das mais brilhantes autoras da literatura brasileira. Intelectuais essas que faziam suas obras anonimamente por medo de serem repreendidas devido ao machismo existente na sociedade da época mais antiga em que desenvolveram suas obras. O foco da palestra de Angélica foi a vida e a obra de Clarice Lispector, grande escritora e renomada jornalista, que passou por diversos problemas familiares antes de se tornar uma das maiores escritoras da literatura brasileira. Ela leu e comentou algumas partes das principais obras da escritora Clarice, como o livro “A Hora da Estrela”, que acabou gerando um filme.
Angélica também palestrou sobre a situação atual das mulheres na sociedade e sobre sua importância, que deve ser valorizada. Acompanhada por um violonista, acadêmico de Música na UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Angélica apresentou seu show musical e para enfatizar suas palavras ela cantou músicas referentes às mulheres como Clarice Lispector, que muito sofreram na vida até conseguirem reconhecimento, entre outras canções que ela procurou relacionar aos casais que se faziam presentes na palestra, já que em seu bate-papo com o público ela procurou aludir em especial a temas sentimentais. Conforme ia apresentando seu show musical, Angélica falava sobre o significado simbólico de cada música que cantava.
Um grande número de pessoas compareceu ao bate -papo na noite de quinta feira para prestigiar a palestra de Angélica Rizzi. Muito aplaudida em suas apresentações musicais, juntamente com o violinista que a acompanhou, ela agradeceu ao público pelo carinho.


Ao fim da palestra, Angélica distribuiu à plateia frases retiradas de obras de Clarice Lispector, as denominadas pérolas de Clarice, segundo a palestrante. Os espectadores que quisessem ler a frase que tinham recebido podiam se manifestar, ou simplesmente levar as frases para casa como lembrança. Por fim, Angélica agradeceu aos aplausos do público que compareceu à palestra e encerrou sua apresentação após receber um presente por parte dos organizadores do evento, como lembrança de sua participação na feira.

Tamires Zortéa / Da Hora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Angélica Rizzi homenageia Elis Regina

Angélica Rizzi homenageia Elis Regina Sarau no CCCEV tem como tema vida e obra da maior cantora do Brasil Nesta quarta-feira 05 de dezembro, às 19h30min, Angélica Rizzi, acompanhada do violonista Davi Moreira vai prestar uma homenagem àquela que foi (e continua sendo) a maior voz feminina da música brasileira em todos os tempos, a gaúcha Elis Regina Carvalho Costa (1945-1982). Além de relembrar algumas passagens da vida da cantora que estão na biografia “Furacão Elis” da jornalista Regina Echeverria e irá revisitar alguns temas imortalizados pela Pimentinha como “Travessia” e “Fascinação”. Angélica Rizzi, acompanhada pelo violonista Davi Moreira, vai cantar também canções de seus dois CDs "Águas de Chuva" e “Angélica Rizzi à Italiana". Sobre Angélica Rizzi Inspirada por clássicos como Dostoievski, Balzac, Stendhal e Rilke, apresentou sua poesia lírica em versos (coleção Arco-íris Poético, 2002, Imprensa Livre) intitulados “Parando para Pensa

Angélica Rizzi na Universidade AM nesta quinta, 28/02

Angélica Rizzi na Universidade AM nesta quinta, 28/02 Acompanhe o Atração Nacional, programa especializado na divulgação e valorização dos novos nomes da música brasileira, a partir das 20h00 na programação dos 800 AM. Na audição de hoje, destacamos Angélica Rizzi. A compositora, cantora, poetisa, escritora, jornalista e produtora cultural gaúcha Angélica Rizzi é natural de Estrela, cidade localizada no Vale do Taquari. Seu contato com a música surgiu ainda na infância, quand o integrou o Coral de Música Sacra do Colégio Santo Antônio, na cidade natal. Radicada há mais de duas décadas em Porto Alegre, cantou no Coral da Casa de Cultura Mario Quintana e estudou canto lírico, música popular e violão. A discografia da cantora inclui os títulos Águas de Chuva, de 2008; A Italiana, com releituras de canções folclóricas italianas e composições próprias, de 2011; Acústico Trentino, CD realizado em parceria com o músico Lula Valle, do Grupo Jovem do Circulo Trentino de Porto Alegre; e Se S

Angélica Rizzi homenageia Janis Joplin

Angélica Rizzi homenageia Janis Joplin Sarau no CCCEV tem como tema vida e obra da cantora norte-americana Reprodução Angélica realiza mais uma edição do seu "Sarau Poetas Iluminadas". Nesta quarta-feira 07 de novembro, às 19h30min, a cantora, compositora, jornalista, escritora e produtora cultural Angélica Rizzi realiza mais uma edição do seu "Sarau Poetas Iluminadas" no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1223, 4º Andar, Sala O Retrato). No evento Angélica vai prestar uma homenagem a um de seus ídolos musicais, Janis Joplin (1943-1970), que foi considerada a intérprete mais profunda do apogeu da música popular internacional a partir do surgimento dos Beatles. Na ocasião, a artista gaúcha relembra passagens da vida de Janis que estão na biografia  Enterrada Viva  e também resgata alguns temas inesquecíveis da riponga que sacudiu o mundo com sua voz e atitude marcantes. Angélica Rizzi, acompanhada do violonista Chico Merg, também vai cantar canções de