Pular para o conteúdo principal

Projeto Autor Presente 2016 do Instituto Estadual do Livro-IEL-RS









Hora do Conto EMEF Dep.Victor Issler

 Na amanhã do dia 13 de agosto  realizei uma Hora do Conto baseada no meu livro infantil Manoelito o palhaço tristonho, onde utilizei elementos lúdicos, quais sejam: sapato de palhaço,  e um chapéu colorido,  porque ele nos remetem a arte circense. Além disso, para criar uma atmosfera interativa aos alunos, apresentei duas canções que escrevi para o personagem: “Saco de risadas”e “Manoelito Tchu Tchu” e aos poucos interpretando cada verso da música conseguimos cantar todos juntos. Por que na história de Manoelito, que não sabia sorrir e almejava achar a alegria de viver, podemos encontrar a essência de ser criança e a magia de sorrir ,e fazer rir por meio da essência do coração , da amizade, da união,do amor e do carinho.
 A história de Manoelito, o Palhaço Tristonho surgiu em meados de 2007, como uma peça de teatro que escrevi e interpretei, para internas da ala psiquiátrica do Hospital Presidente Vargas e após para crianças da comunidade de papeleiros de Gravataí, na região Metropolitana de Porto Alegre. A obra foi ilustrada por Eduardo Medeiros e  tem tradução em escrita de sinais  (signwriting) realizada pela tradutora-intérprete de língua de sinais Patricia Ughi Barbosa e pela instrutora de língua de sinais Renata Heinzelmann e análise da psicopedagoga Anelise Delpino.E, no verso de cada página, a mesma ilustração é publicada em preto-e-branco (para colorir), junto com o texto vertido pela Fala Idioma para o inglês em papel reciclado.
   O convite  veio da Coordenadora de Cultura da EMEF Victor Issler Carine Frank  através do catálogo de autores do Projeto Autor Presente do Instituto Estadual do livro - IEL,  programa de incentivo à leitura que existe há mais de 40 anos que com esta proposta serve de ponte entre o autor com o seu público leitor. Criando um elo  interativo, cultural,  e literário para promover a leitura no RS.
        Além de criar um ambiente acolhedor na sala de projeção com o apoio e receptividade da equipe da Escola, onde foi realizado o encontro também conversei com as crianças sobre a importância da leitura e dos livros  citando exemplos dos momentos da minha infância, e da minha descoberta da vocação para a arte das palavras. Mas, não esquecendo  de comentar ,que todos nós temos um sonho ,que almejamos um dia realizar ,e que a Educação, a Cultura e a Leitura são ferramentas preciosas para este ideal alcançar.
Agradecimentos a Coordenação da Escola, professoras, alunos, equipe e ao Instituto Estadual do Livro- IEL, que promoveu e tornou possível este encontro!
Nota: Foram doados para a Biblioteca da Escola dois livros infantis de minha autoria, leia-se: Manoelito o palhaço tristonho e O pituco.

Fotos do jornalista Guto Villanova da GV - Comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O livro de Alice (Angélica Rizzi)

Angélica Rizzi na 31ª Feira dolivro de Canoas-RS!

No dia do aniversário de Porto Alegre duas dicas culturais e musicais para sua noite!!